Pesquisar este blog

domingo, 4 de janeiro de 2015

Luigi Musso

Itália: terra de mitos sobre rodas como Ferrari, Maserati e Alfa Romeo; país que conta com uma legião de fanáticos "tifosi" da scuderia de Maranello e amantes do automobilismo; Monza, Vallenunga,Mille Miglia,Targa Florio são provas históricas, mas algo é quase inexplicável: porque não produziu nenhum piloto campeão de F1 desde 1953?
Tenham certeza que não foi falta de revelar grandes nomes, ao contrário; Tem mais a ver com a tragédia que se abateu sobre todas as grandes promessas da Terra da Bota; foi assim com Ascari,Castelloti,Giunti,Bandini,Scarfiotti, e não foi diferente com ele, outro grande piloto italiano, que a morte colheu antes da glória;


Seu nome era Luigi Musso;Nascera em 28 de julho de 1928 na Cidade Eterna, Roma.
Era o filho mais novo dos cinco que o bem sucedido advogado Giuseppe Domenico Musso teve.
Junto com seus irmãos, Luigi teve uma infância abonada em uma bela casa próxima a Via Veneto;Mais aos 16 anos, a vida lhe dá um duro golpe, com a morte de seu pai; era o ano de 1944 e a Itália vivia mergulhada no caos e no horror da 2ºGuerra.Isso teve impacto gigantesco em Luigi, ajudando a se tornar o grande caráter que foi.
Luigi e os irmãos se tornaram herdeiros de uma considerável fortuna, o que lhe deu condições a se dedicar aos esportes: esgrima e hipismo chegou a praticar com algum sucesso, mas logo seria encantado pelo automobilismo;
Seu primeiro carro foi um simples Fiat Topolino, comprado 1 ano após a morte de seu pai.
Começa a frequentar, com seus irmãos mais velhos, a recém aberta oficina de Mimmo Dei, grande nome italiano nas pistas nos anos 20... Essa oficina no centro de Roma viria a se tornar a mítica Scuderia Centro Sud, que competiu por anos na F1 com modelos Maserati.
Os anos 50 se iniciam e com eles, a carreira de Musso; ainda em 1950,participa do Giro D'Itália com um pequeno Fiat 750cc; no ano seguinte termina em 2º na VIII Coppa Ascoli,(corrida não oficial no calendário de F1) , vencida por Franco Bordoni e com Maria Tereza de Fillipis, a primeira mulher a pilotar um F-1 na história, chegando em 3º.

(a temporada de F-1 de 1952 foi memorável também por ter sido a primeira em que uma equipe brasileira disputou, a Escuderia Bandeirantes, com os pilotos brasileiros Chico Landi e Gino Bianco,  pilotando Maseratis A6 GCM, isso 23 anos antes dos irmãos Fittipaldi e seu Copersucar).

Mas a estréia na F-1 para Luigi viria em 1953, a bordo da  Maserati A6GCM,graças ao apoio de Mimmo Dei.


Maserati A6GCM 1952 F-1

Na temporada de estréia,Musso consegue como melhor resultado,um modesto 7ºlugar no Grande Prêmio da Itália.
Musso disputaria as temporadas de 1953 a 1955 pela Maserati, mas já com a mítica 250F.( foi 8º colocado em 53 e 10º na temporada de 54).



Musso e os anos de Maserati



1956: a principal concorrente da Maserati, também era italiana, a Ferrari; o comendatore Enzo havia adquirido a estrutura da Lancia no ano anterior, seu principal projetista Vittorio Jano,o jovem galante Eugênio Castellotti (tema de posts anteriores) e o veterano campeão,Alberto Ascari (último italiano campeão);
Porém Ascari morre tragicamente, em um teste no circuito de Monza; uma vaga na scuderia de Maranelo precisava ser preenchida, e o escolhido foi Luigi Musso.
Assim as duas maiores promessas italianas eram companheiros de equipe: Castellotti e Musso.


Da esquerda para direita: Fangio (de chapéu), Musso, Castellotti (com a camisa da seleção italiana),Harry Schell e Alfonso de Portago, em Sebring, 1956..apenas Fangio chegaria aos anos 60 dentre nós....
Musso terminaria sua primeira temporada na Ferrari em 11º lugar .


Musso e a Ferrari /Lancia D-50


Musso em Mônaco, 1956


No ano seguinte, viria um duro golpe para Musso, a Ferrari e a Itália: a morte de Eugênio Castellotti a 14 de março...Musso porém ficaria sozinho na Ferrari por pouco tempo,logo uma dupla de pilotos britânicos desembarca em Maranelo: Peter Collins e Mike Hawthorn.

Tem início a uma intensa rivalidade entre o italiano e a dupla inglesa. (anos depois,Fiamma Breschi,namorada de Musso, disse que os dois ingleses tinham um acordo, qualquer um dos dois que ganhassem o titulo, iriam dividir os ganhos de modo igual).
Isso forçou Musso a dar o seu melhor em nome dos italianos para bater os dois.
Musso havia conseguido dois ótimos segundos lugares nos GPs da Argentina e de Mônaco e um 7º lugar na Holanda;
6º prova, o GP da França, no circuito de Reims: Musso estava decidido a conseguir uma vitória finalmente...porém o harpin Muzione,na 10º volta, não deixou...Musso perdeu o controle da Ferrari e caiu em uma vala,fazendo-o ser arremessado para fora do carro.Na noite daquele dia,num hospital ao lado da pista, ele não resistiu aos ferimentos e nos deixou.Hawthorn venceu a prova...
Sobre aquele dia, Fiamma Breschi disse que uma cena a marcou para sempre: quando voltava do hospital para o hotel,após a morte do namorado, viu Collins e Hawthorn jogando futebol com uma lata de cerveja vazia alegremente...Collins morreria ainda em 1958 no GP alemão na fatal Nurburgring Nordschife... Hawthorn seria campeão em 58... seria o primeiro e último título dele, que morreria em janeiro de 1959 num acidente de carro fora das competições......


A Ferrari de Musso após o acidente fatal em Reims










Nenhum comentário: